O Combate à incursão mercenária na Venezuela

o plano traçado contra a Venezuela não é atingir grandes objetivos estratégicos, como se poderia pensar em uma guerra ou batalha convencional, mas o mínimo necessário para justificar a intervenção de um terceiro.

12/04/2021
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
fanb.jpg
Miembros de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana
Fuente: AFP
-A +A

Uma das ‘novas’ estratégias da guerra gringa é criar condições que permitam a rápida intervenção de um terceiro, precisamente porque na busca de destruir os países e processos que se opõem a ser vassalos de sua hegemonia, eles não encontram nos povos o apoio político interno necessário para justificar uma suposta intervenção humanitária (usando a população civil como escudo humano), ou para vender a matriz de opinião a nível internacional, que uma suposta guerra civil se desencadeou. Fizeram isso na Síria e ainda existem pessoas que acreditam que há uma guerra civil lá, quando na realidade houve uma invasão de vários grupos armados, treinados e financiados (uma variável é o tráfico de drogas) pelos serviços de inteligência ocidentais. Grupos que até em certos momentos da guerra já se mataram, pela disputa, entre outros motivos, do bolo do dinheiro que vem de fora, ou seja, a guerra também passa a ser um negócio de quem puxa os cordões do esses grupos armados.

 

As ações violentas -que segundo a definição do ministro da Defesa venezuelano, Padrino López- foram realizadas pelos GRIACOLT (Grupos Terroristas Armados Irregulares da Colômbia), buscavam, entre outras pretensões, gerar receita de propaganda, ou seja, adquiriram certa nuance de propaganda armada com o objetivo de disseminar a ideia de que uma espécie de guerra civil ou protesto armado foi desencadeada contra o governo bolivariano em uma determinada área do país, com o objetivo de criar uma cabeça de ponte (consolidando campos de mercenários na Venezuela), que é o que eles precisam para facilitar a intervenção de um terceiro. Isso não foi permitido graças à resposta efetiva da FANB e à correta orientação política do Presidente Maduro de tolerância zero à ingerência de qualquer grupo armado da Colômbia, como quer que se chame.

 

Por sua submissão absoluta ao imperialismo ianque, o governo colombiano joga roleta russa e não conhece todos os demônios que se espalharão por seu fanatismo ao abrir a caixa de Pandora. Eles esquecem que a Colômbia não é mais uma cabeça de ponte estável; que o Grupo Lima que impulsionou uma intervenção é agora uma seita praticamente inexistente; que a COVID-19 gerou uma crise interna em vários países latino-americanos, portanto, certos governos estão menos interessados ​​em mover mais o ninho de vespas; E algo muito importante, o fator Guaidó, com o qual se buscava dar a imagem da existência de um governo paralelo, na realidade desapareceu; Em outras palavras, sem capacidade política, sua capacidade militar é amplamente neutralizada, não importa o quanto ele se sinta encorajado pelo apoio – mais do que apoio, sendo usado como um tolo útil – do imperialismo ianque.

 

Como podemos ver, o plano traçado contra a Venezuela não é atingir grandes objetivos estratégicos, como se poderia pensar em uma guerra ou batalha convencional, mas o mínimo necessário para justificar a intervenção de um terceiro. Nesse quadro, a maior aspiração é balcanizar o país, gerar o caos, como fizeram na Líbia, por exemplo. Mas nós, latino-americanos, temos a favor o fato de ser uma cultura mais sofisticada, o pensamento ocidental é binário e quantitativo.

 

O governo bolivariano e a FANB terão tomado conhecimento das experiências geradas pelas últimas guerras desencadeadas pelos gringos no Iêmen (onde existe um grande número de mercenários colombianos), Síria e Líbia. Isso deve ser processado para o cenário específico e tratado de forma adequada pelo procurador colombiano. A população venezuelana que abrange toda a linha de fronteira tem que se preparar com maior especialidade, para defender suas terras, suas propriedades, sua paz. A FANB, sem descuidar do convencional, tem que dar força à criação de unidades altamente especializadas, que são as que dão sucesso.

 

- Mario Ramos é Diretor do Centro Andino de Estudios Estratégicos (CENAE).

 

abril 9, 2021 Cotidiano

https://www.alainet.org/es/articulo/211656

 

https://www.alainet.org/es/node/211763
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS