Brasil eleições: Carta do MST aos Amigos do Exterior

05/10/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Declaración
-A +A

Companheiros e Companheiras, Amigos e Amigas do MST em todo o Mundo,

 

Gostaríamos de compartilhar alguns dos nossos pontos de vista sobre este delicado momento da política brasileira na última semana da campanha eleitoral:

 

1. Esta eleição é muito especial porque ela pode significar a vitória ou a derrota do golpe contra a democracia iniciado em 2014, que prosseguiu com o impeachment da presidenta Dilma Roussef, se estendeu no governo ilegítimo de Michel Temer. Para nós, o golpe não é apenas o momento do impeachment. O golpe é o projeto que as elites e o capital financeiro não tiveram força para conquistar nas eleições e que precisaram da força e da ilegalidade de outros aparelhos como a mídia e o poder judiciário para executar. Assim, o golpe é também as reformas de retirada de direitos, o estímulo ao desemprego e, principalmente, a prisão política do presidente Lula, sem provas e em velocidade acelerada, para impedir que o candidato favorito da população disputasse as eleições.

 

2. Compreendemos ainda que o golpe é sintoma da profunda crise econômica, social e política que atinge não apenas o Brasil, mas todo o mundo, resultado da hegemonia do capital financeiro internacional e da destruição acelerada dos bens da natureza, dos direitos sociais e do Estado em todo mundo. É importante termos esta compreensão, porque as eleições não resolverão esta crise e provavelmente, mesmo com a vitória das forças populares, teremos a continuidade da crise e dos enfrentamentos que marcaram este período.

 

3. A população brasileira compreendeu que houve um golpe e que era preciso derrotá-lo. Mas não escolheu o caminho das ruas e das mobilizações. Com exceção da vitoriosa greve geral que barrou a reforma da previdência. Desta forma, escolheu na candidatura Lula a forma de manifestar seu descontentamento e desejo de mudanças. O MST defendeu a candidatura de Lula até onde foi possível. Realizamos uma linda marcha para registrar a sua candidatura e com outros movimentos populares fizemos uma greve de fome que durou 26 dias e denunciou as manipulações do Poder Judiciário. E temos mantido o Acampamento Lula Livre em frente a carceragem da Polícia Federal em Curitiba como testemunho vivo da nossa convicção da inocência do presidente. Apesar dos protestos da ONU e de um grande movimento cívico por Lula Livre, o Poder Judiciário impediu que o presidente Lula pudesse concorrer às eleições. Diante disso, o Partido dos Trabalhadores optou por lançar o ex-Ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadadd como candidato. E nós, como as demais forças democráticas, decidimos por apoiar sua candidatura, porque ela representa a derrota do golpe, a liberdade de Lula e a possibilidade de superarmos a grave crise econômica e política e retomar um caminho de desenvolvimento do país.

 

4. Por outro lado, nestes 4 anos de golpe, a direita brasileira valeu-se de inúmeras ferramentas: movimentos sociais fabricados, militância ativa do poder judiciário e da mídia contra a democracia... Uma das frentes destes ataques foi o estímulo a lideranças com discurso fascista como Jair Bolsonaro, um deputado federal por três décadas (mas que se apresenta como anti-sistema), ex-capitão do exército, defensor da ditadura militar e da tortura, além da retirada de inúmeros direitos sociais. Bolsonaro é assessorado por militares e por economistas de fundos de capital estrangeiro. O discurso de violência, homofobia e radicalidade de Bolsonaro cresceu com o apoio da mídia, que esperava que na polarização entre ele e a esquerda, a direita tradicional pudesse se apresentar como “moderada” ou “centro”. Porém, a população decidiu punir nas urnas os partidos que realizaram o golpe, como o PSDB de Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves (cujo candidato Geraldo Alckmin deverá ficar entre quarto ou quinto colocado) e o MDB de Michel Temer (cujo candidato Henrique Meirelles não deverá estar entre os seis primeiros colocados). E a criação fugiu do controle dos criadores, tomando os votos da antiga direita.

 

5. Entendemos, portanto, que nesta eleição há uma disputa nítida de projetos: entre a continuidade do golpe e suas reformas, representada por sua versão mais radical e autoritária, Jair Bolsonaro, e a reconstrução da democracia e dos direitos, representado por Fernando Haddad. É, portanto, uma eleição marcada pela luta de classes. Por um projeto que alia os setores mais conservadores da nossa sociedade e o capital internacional contra o projeto dos trabalhadores.

 

6. Do ponto de vista da politica externa, essa disputa de projetos é representada por um lado pelo projeto de Bolsonaro, de uma politica mais alinhada aos Estados Unidos, de não reconhecimento da Palestina e de ataques à Venezuela e aos governos progressistas da America Latina. Por outro lado, pelo projeto de Hadadd, de retomada da integração latino-americana e de fortalecimento das relações com os países do Sul Global.

 

7. Desta forma, esta será uma eleição difícil, disputada, tanto nas urnas, como nas ruas, como demonstrou o gigantesco movimento de mulheres #EleNão, no último final de semana. Sabemos também que os resultados desta eleição influenciarão decisivamente os rumos da América Latina e podem sinalizar para uma nova ofensiva progressista em todo o mundo. Portanto, de nossa parte, seguiremos lutando, pela reforma agrária popular e por um projeto popular para o Brasil, e pedimos aos nossos amigos em todos continentes que permaneçam atentos aos desdobramentos no Brasil e que possam denunciar tanto a ofensiva conservadora quanto a prisão política do presidente Lula.

 

 

Direção Nacional do MST
São Paulo, 05 de outubro de 2018

https://www.alainet.org/en/node/195760
Subscribe to America Latina en Movimiento - RSS