Greve de fome 6º dia

A principal tarefa de lula para o Nordeste é resolver o problema histórico da concentração da terra.

06/08/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
greve_de_fome_6o_dia-_adilvane_spezia_2.jpg
-A +A

Hoje estamos recebendo a visita da Caravana do Semiárido contra a Fome, Que saiu de Caetés em Pernambuco, passou pela Bahia , Minas Gerais, São Paulo até Curitiba, levando a Mensagem pra Lula que o Nordeste não abre mão de Lula Presidente e agradecer pelas politicas adotadas que permitiram ao Nordeste e ao povo Nordestino ser valorizado, melhorando a vida do povo e ter permitido recuperar a dignidade de um povo e que comtantos sofrimentos e resistência pudesse olhar para o futuro e sonhar.

 

Foram 6 anos de seca, com muitas angústias e necessidades, perdas quase total do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos, 6 anos sem colheita de grãos, principalmente do milho, do feijão e da mandioca que fazem parte da cultura regional. Mesmo assim nenhuma família teve que migrar por falta de água e alimento.

 

O Nordeste sempre foi descriminado em todas as politicas, desenvolvimento industrial sempre foi para o Centro Sul, infraestrutura, portos, aeroportos, estradas para o Centro sul. Prioritariamente, Ciência e tecnologia, 90% dos recursos das pesquisas estavam destinados as Universidades e centros de pesquisas do Sudeste, até para os camponeses as políticas era diferenciadas, antes de Lula quase 70% do Pronaf eram contratados no sul e sudeste e o nordeste que tem 55% dos camponeses do Brasil, não contratava PRONAF, a não ser uma porcentagem muito pequena por falta de ATER e compromissos dos bancos Públicos que preferiam atender empresas agrícolas, usinas e fazendeiros do que contratar PRONAF, segundo eles davam muito trabalho e pouco resultado.

 

Esta situação passou a iniciar um processo de reversão, não se trata de tirar recursos de outras regiões e diminuir sua capacidade de investimento mas dar prioridades as regiões equivalente as suas necessidades e potencialidades e distribuição justas dos impostos arrecadados. Com Lula e Dilma, o Nordeste passou a ser valorizado.

 

Foram aeroportos modernizados, portos ampliados e modernizados a exemplo do Pecyem no Ceará, Itaqui e Suape em Pernambuco. Todos os aeroportos das capitais reconstruídos reformados e modernizados, BR 101 de Sergipe ao Rio Grande do Norte, duplicada, construçaão da transnordestina, da transposição. Valorização de vários pólos industriais da moda no Ceará, da tecelagem e jeans no Agreste de Pernambuco e tantas outras, ampliação das Universidades federais, construção e criação de novas universidades, mesmo que ainda desiguais mas as universidades e centros de pesquisas e tecnologia passaram a ser valorizados no Nordeste. Construção e modernização de hospitais e Indústrias importantes e estratégicas como a Refinaria Abreu e lima e a Hemobras poderíamos citar tantas outras.

 

È claro que muitos destes empreendimento foram para favorecer a capacidade de ampliação de investimentos do capital que viu na região uma possibilidade de exploração em da força de trabalho. Mas do ponto de vista do desenvolvimento, da valorização regional e de melhoria da qualidade de vida do povo, foram importantes para região. Houve período em que na região se atingiu o pleno emprego, a construção civil contribuiu significativamente para criar oportunidades de trabalho para toda a população.

 

Hoje o desemprego é massivo. As obras pararam, as indústria faliram, os portos diminuíram os serviços, diminuído a movimentação, o Programa Minha casa minha vida está parado, os polos industriais desvalorizados pela politica de importação principalmente de roupas e tecidos da China. Com isso volta a prosperar a desesperança e o medo de um furo com a volta da fome, desemprego, miséria e a violência. Por isso e muito mais com a valorização da cultura nordestina, da identidade regional o povo luta pela Liberdade de Lula e sua volta no comando do pais para não deixar o pouco que foi construído nos 14 anos de governo serem desconstruídos.

 

O Nordeste já gerou muita riqueza e nobreza para o Brasil e a burguesia colonizadora, escravocrata e novos colonizadores. Riqueza a custa da destruição dos povos originais, da sua riquezas naturais, ( já não existe mais mata atlântica, apenas 16% e estão destruindo a serviço do capital, o Cerrado e a caatinga), a custa de trabalho escravo e escravizado, ou como preferem os mais modernos “ análogo ao trabalho escravo. O Nordeste produziu grande parte da riqueza desse país e dos Colonizadores Europeus portugueses, que sua nobreza viveram séculos na ostentação, ostentando com a explorando nossa riqueza e nosso povo, dos colonizadores holandeses, dos ingleses e do império Norte Americano com exploração e produção do Pau Brasil, Ouro e Minérios, cana de açúcar, cacau, algodão, carne entre tantas outras riquezas exploradas e expolidas.

 

A Agricultura camponesa do Semiarido, que foi o tema da Caravana é umas das regiões mais prejudicada com o golpe . Foi no borná, da caravana a justificativa da liberdade de Lula, para a população de uma região eminentemente agrícola e que no último século, serviu basicamente como reserva de mão de obra para o modelo de industrialização brasileira. Milhares de Brasileiros migram em massa, sua grande maioria para o sudeste para fugir da fome e da seca e se submeter exploração ao trabalho exaustivo nas indústria, como força de trabalho barata a serviço da industrialização brasileira, que ficou no Nordeste tiveram que se submeter ao trabalho nas frentes de emergência construindo açudes e barragens á picareta e carro de mão , em terras de fazendeiros, pagos com recursos públicos. Para atingir a estratégia da migração o povo do nordeste passou um longo período de desconstrução e desqualificação das raízes e identidades regionais.

 

Os governos de Lula, foram responsáveis por programas e politicas publicas que valorizaram o camponês e camponesa do Semiárido, melhorando a qualidade de vida e condições de trabalho como: Programa Luz pra Todos, Programa de Cisternas e tecnologias de armazenamento de Água, Bolsa Família, qualificação e acesso ao PRONAF, Água Pra todos. Programa Água Doce, acesso a aposentadoria, desburocratizando e melhorando o salário, habitação Rural, Programa Terra Forte, Mais Médicos, farmácia popular, oncentivo a produção orgânica e agroecologica, Programa de Comercialização publica: PAA, PNAE e PAA Caprino, e o mais importante no processo estruturador, o Programa de equipamento para as prefeituras atender a zona Rural, Carro Pipa, Patrol, Carregadeira mecânica, cqminhão e trator que tinha como objetivo atender a zona rural, com manutenção e abertura de estradas e rodagem, escavar açudes para armazenar água e criação de peixes em cativeiro, entre outras políticas.

 

Pela primeira vez na história o camponês brasileiro e nordestino em especial pode pensar sua reprodução como camponês sem preconceito e com dignidade, pode pensar o campo com: saúde, estradas, energia elétrica e luz, escola, esporte e espaços de cultura.

 

É certo que faltou muito e muito deixou de ser feito, principalmente no tema da Reforma Agrária. Na Palavra de Dom Francisco “O problema do Nordeste não a SECA é a CERCA” Ou Dom Pedro Casaldáliga “ Malditas Todas as Cercas”, ou Paulo Freire “Ao romper as cercas do latifúndio aprendemos que podemos que ROMPER todas as CERCAS, da ignorância, da Cultura...”, a principal tarefa de lula para o Nordeste é resolver o problema histórico da concentração da terra e o poder do latifúndio e das oligarquias regionais que impedem o povo de exercer livremente a democracia e terra para trabalhar.

 

Portanto a resistência do povo do Nordeste, com marchas, caravanas, rezas, jejum, greve de fome, pela Liberdade de Lula e por Lula livre. É, principalmente porque não querem ver uma região retroceder a ter que viver de Frentes de emergência e cestas básicas.

 

Brasilia 05 de Agosto de 2018

 

Em Greve de Fome

 

Jaime de Amorim

 

https://www.alainet.org/en/node/194535
Subscribe to America Latina en Movimiento - RSS