O acordo comercial RCEP anuncia o alvorecer do Século Asiático

18/11/2020
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
acuerdo_comercial.jpg
-A +A

A assinatura do maior acordo mundial de livre comércio cria o equivalente asiático dos pactos da União Europeia e da América do Norte. No tabuleiro geopolítico mundial a balança económica pende de forma cada vez mais desfavorável aos EUA. A guerra comercial de Trump contra a China não só não isolou a grande potência económica asiática como não impediu a concretização deste acordo, que inclui países (como o Japão e a Austrália) que são fiéis aliados dos EUA.

 

Bangkok - A Parceria Económica Regional Abrangente (RCEP, no acrónimo inglês de Regional Comprehensive Economic Partnership), um pacto comercial asiático de 15 membros que foi esboçado pela primeira vez há quase uma década, foi hoje assinado e selado numa cimeira regional realizada por vídeo conferência.

 

Os dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia estão todos incluídos no que será o maior pacto de livre comércio do mundo.

 

A cimeira virtual mostrou os líderes das nações do RCEP tomando lugar atrás dos seus respectivos ministros do comércio, que um a um assinaram cópias do acordo.

 

Os 15 países asiáticos representam cerca de um terço da população mundial e do produto interno bruto (PIB), mesmo sem a Índia, que decidiu abandonar o acordo no ano passado devido a preocupações de que prejudicaria indústrias e produtores locais.

 

O PIB combinado das nações signatárias é de US $ 26,2 triliões e será maior tanto em relação ao Acordo EUA-México-Canadá como à União Europeia.

 

O RCEP eliminará até 90% das tarifas sobre importações entre as nações signatárias em 20 anos e estabelecerá regras comuns para comércio electrónico, comércio e propriedade intelectual, enquanto evita quaisquer compromissos sobre trabalho ou meio ambiente.

 

O RCEP foi projectado para reduzir custos e tempo para empresas e comerciantes ao permitir-lhes exportar os seus produtos para qualquer nação signatária sem ter de atender a requisitos separados para cada país. Espera-se que o acordo entre em vigor em 2021.

 

Significativamente, também, o RCEP representa o primeiro acordo de livre comércio entre China, Japão e Coreia do Sul, as potências económicas industrializadas da Ásia.

 

As três nações do Nordeste Asiático têm estado desde 2012 em negociações sobre a elaboração de um pacto de livre comércio trilateral, com poucos progressos recentes no sentido de um acordo, dada a intensificação da rivalidade geopolítica.

 

Espera-se que o RCEP expanda o alcance de Pequim para o sudeste da Ásia, onde o comércio aumentou este ano, apesar da pandemia.

 

Para além da expectativa de que o pacto ajude as nações ASEAN a recuperar no próximo ano da devastação económica da pandemia, ele também destaca simbolicamente a importância da região naquilo que alguns analistas ainda acreditam que ficará conhecido como o “Século Asiático”.

 

As previsões sugerem que o bloco da ASEAN poderia até ao final desta década ser a quarta maior economia do mundo. A região teve um PIB combinado de US $ 2,57 triliões no ano passado.

 

Muitos acham que o RCEP será alavancado pela China, o principal arquitecto do acordo, como um sinal ao campo do presidente eleito Joe Biden de como Pequim expandiu a sua agenda de livre comércio multilateral durante o governo de Donald Trump, mais unilateralista e voltado para dentro.

 

Efectivamente, o RCEP tornou-se o maior acordo comercial do mundo apenas porque Trump retirou os EUA da Parceria Transpacífico no primeiro dia do seu mandato no início de 2017, uma iniciativa que muito decepcionou os aliados asiáticos dos EUA, a saber, Japão, Singapura e Vietname.

 

A assinatura do RCEP, meses apenas antes da posse de Biden em Janeiro, poderia colocar os EUA em numa posição ainda mais débil no próximo ano, uma vez que o governo Biden provavelmente enfrentará forte oposição doméstica se procurar juntar-se ao agora denominado Acordo Compreensivo e Progressivo para Trans- Pacific Partnership (CPTPP), como disse que fará.

 

Trump retirou-se do TPP alegando que ele iria custar empregos norte-americanos, incluindo na manufactura. O CPTPP promete ainda maior e mais rápida eliminação de tarifas do que o RCEP e, significativamente, inclui normas e disposições sobre trabalho e meio ambiente.

 

A reputação multilateral dos EUA sofreu ainda maior erosão quando a administração Trump decidiu enviar um representante relativamente menor, o Conselheiro de Segurança Nacional Robert O’Brien, para liderar a delegação dos EUA à cimeira da ASEAN deste ano e à mais ampla cimeira do Leste Asiático de hoje, com o Vietname como anfitrião.

 

No ano passado, os líderes do Sudeste Asiático deram-se conta desta sobranceria e subsequentemente alguns boicotaram uma cimeira ASEAN-EUA associada quando nem Trump, nem o vice-presidente Mike Pence ou o secretário de Estado Mike Pompeo compareceram na reunião realizada em Bangkok.

 

O RCEP dará à China algum espaço para respirar contra a guerra comercial de Trump de aumento de tarifas e de aumento geral do proteccionismo.

 

Sem dúvida ciente do simbolismo e da importância do acordo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na terça-feira passada: “O ano de 2020 viu, contra todas as probabilidades, um aumento no comércio e no investimento entre a China e a ASEAN.”

 

Na verdade, o bloco ASEAN ultrapassou a União Europeia e tornou-se o maior parceiro comercial da China nos primeiros oito meses de 2020, com um comércio total de US $ 416,6 biliões, de acordo com dados recentes do governo chinês.

 

Embora esse crescimento anual de 3,8% seja consistente com o rápido aumento do comércio entre o bloco e a China, é em grande parte uma anomalia devido à queda na procura de importações por parte da Europa e a anos de conflito comercial com os EUA. Muito provavelmente, a UE regressará no próximo ano à condição de maior parceiro comercial da China.

 

Embora a assinatura do RCEP domine as notícias, outros acordos revelaram um desejo de olhar para dentro no sentido de uma maior coesão e colaboração regional.

 

Um foi o lançamento do stock de reserva de suprimentos médicos essenciais da região do Sudeste Asiático, que proporcionará aos Estados membros acesso mais fácil a equipamentos vitais caso o número de casos Covid-19 ressurja.

 

Isto poderia ser essencial para um país como o Camboja, cujo subfinanciado sector de saúde poderia ser severamente testado se as preocupações levantadas esta semana sobre a ameaça de um surto localizado na capital Phnom Penh forem exactas.

 

Mais importante ainda, o bloco regional concordou com o Quadro Abrangente de Recuperação da ASEAN, um “plano económico e social de saída” da pandemia a ser implementado no próximo ano, bem como um Fundo ASEAN de Resposta à Covid-19, que reunirá doações financeiras e ajuda para a região.

 

O Ministro do Comércio de Singapura, Chan Chun Sing, disse que a Estrutura “representa os nossos esforços colectivos para permitir que as economias da ASEAN maximizem os benefícios de uma maior integração económica para estimular a recuperação e a resiliência de longo prazo”.

 

Alguns analistas veem os acordos como uma indicação do desejo da região de ser menos, e não mais, dependente da assistência externa, uma mudança que exigirá que as nações regionais mais ricas estejam mais dispostas a apoiar os estados mais pobres do bloco.

 

A Malásia propôs pela primeira vez a ideia em Abril e na quinta-feira o seu primeiro-ministro, Muhyiddin Yassin, disse que “Se a pandemia de Covid-19 nos ensinou uma lição, é que a ASEAN deve ser autossuficiente em face de uma crise sem precedentes, seja agora ou no futuro.”

 

“Devemos mostrar que somos senhores do destino da nossa região e que podemos trabalhar em conjunto para alcançar aspirações compartilhadas e resolver problemas comuns”, disse o presidente filipino, Rodrigo Duterte, na cimeira virtual de quinta-feira.

 

Embora a conclusão da cimeira venha a ser considerada importante pela assinatura do maior acordo comercial do mundo, que coloca o Sudeste Asiático no seu centro, o primeiro-ministro do Vietname, Nguyen Xuan Phuc, sentirá sem dúvida uma pontada de pesar ao entregar formalmente a presidência rotativa do agrupamento ao Brunei.

 

O Vietname, uma das estrelas em ascensão da comunidade internacional e um grande beneficiário da guerra comercial de Trump com a China, na medida em que as empresas multinacionais deslocavam as suas fábricas para fora da China para evitar as tarifas dos EUA, procurou usar sua posição para reformar os assuntos regionais, incluindo no que diz respeito a disputas no Mar da China Meridional.

 

Mas a pandemia prejudicou essas ambições, em parte devido às conferências realizadas virtualmente que impediram as mais discretas reuniões face a face que os diplomatas do sudeste asiático preferem quando discutem questões delicadas.

 

Com o Brunei assumindo a presidência, há já certas preocupações de que ele poderia estar mais disposto a aceitar os termos que Pequim deseja estabelecer num Código de Conduta para o Mar do Sul da China, há muito negociado.

 

Além disso, com Bandar Seri Begawan a acolher as cimeiras do próximo ano, isso poderia adicionar mais um problema às relações dos EUA com a ASEAN num momento em que Biden provavelmente tentará restaurar alianças e laços.

 

Sucessivas administrações dos EUA fizeram as pazes com o governo repressivo do Vietname - e não têm problemas em comparecer em Hanói ou Da Nang para cimeiras.

 

Mas têm estado mais dispostos a criticar abertamente a repressão do Brunei, incluindo comentários do ano passado do presidente eleito Biden de que o tratamento que dá aos homossexuais é “terrível e imoral”.

 

2020 terminou com uma nota positiva para a ASEAN com a assinatura do maior acordo comercial do mundo.

 

Mas as atenções já se voltam para 2021, quando o bloco renovará seu foco em preocupações mais tradicionais, nomeadamente na unidade regional e ameaças externas que alguns sugerem que poderiam ainda dificultar a implementação final do RCEP.

 

Fonte: https://asiatimes.com/2020/11/rcep-trade-pact-heralds-dawn-of-asian-century/

 

16.Nov.20

https://www.odiario.info/o-acordo-comercial-rcep-anuncia-o/

 

 

https://www.alainet.org/es/node/209810
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS