Trump recusa OCDE e submete Bolsonaro a vexame histórico

11/10/2019
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
bolsonaro_recebe_os_cumprimentos_de_donald_trump_-_alan_santos-pr.jpg
Bolsonaro recebe os cumprimentos de Donald Trump
Foto: Alan Santos/PR
-A +A

A exclusão do Brasil da lista de novos candidatos à OCDE nem deveria ser um problema em si. 

 

Clube dos países ricos e muitos ricos, que submete seus membros a regras prejudiciais a nações de renda média, como o Brasil, o ingresso na OCDE era um típico caso de deslumbramento da diplomacia de Bolsonaro-Paulo Guedes e não uma uma necessidade real. 

 

Mas, anunciada por Brasília como uma demonstração de seu prestígio na Casa Branca de Donald Trump, a recusa recém-anunciada é mais uma demonstração da irresponsabilidade do governo Bolsonaro & Cia. 

 

Como parte do esforço para ingressar no clube, a diplomacia de Bolsonaro comportou-se como o cidadão que faz qualquer concessão, mesmo absurda, para garantir um casamento de interesse.

 

Chegou a oferecer favores inaceitáveis, a começar pela a abertura da base espacial de Alcancara para lançamentos de aeronaves norte-americanas. Não adiantou, como se vê. 

 

Anunciado como candidato a embaixador em Washington no mesmo período, as múltiplicas viagens do filho 03 à capital dos EUA mostraram-se de utilidade zero para papai conseguir o que queria. 

 

A mudança da postura de Washington pode ter muitas razões mas a principal é óbvia. Aos olhos da Casa Branca, é mais importante agradar Maurício Macri, presidente de um país com uma economia várias vezes menor do que a nossa, do que honrar uma promessa anunciada há tempos ao novo amigo brasileiro. 

 

Promotores de uma diplomacia de submissão e bajulação sem medidas diante da primeira potência mundial, o vexame de Bolsonaro e seu ministro Eugênio Araújo deixa uma lição fundamental. 

 

Mostra que, antes de terminar o primeiro ano no cargo, o prestígio internacional de Bolsonaro é bem menor do que nos primeiros dias após a chegada no Planalto, quando o anúncio foi feito. 

 

A decisão norte-americana também confirma que nenhum governo consegue defender seus projetos na arena internacional quando perde respeito pelas necessidades de seu próprio povo e pela soberania de seu país. 

 

Alguma dúvida? 

 

- Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA. Para o Jornalistas pela Democracia

 

10 de outubro de 2019

https://www.brasil247.com/blog/trump-recusa-ocde-e-submete-bolsonaro-a-vexame-historico

 

https://www.alainet.org/es/node/202624
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS