Paulo Nogueira Batista: a realidade é mais forte que Paulo Guedes

03/06/2019
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
paulo_nogueira_batista_junior.jpg
Paulo Nogueira Batista Junior, ex-diretor-executivo do FMI
-A +A

O economista Paulo Nogueira Batista Junior, ex-diretor-executivo do FMI e ex-vice presidente do Banco dos Brics, afirma que a realidade econômica começa a ser mais forte que os delírios dogmáticos do neoliberalismo desalmado de Paulo Guedes e Bolsonaro. Batista argumenta que a economia brasileira se desorganizou desde a crise política iniciada em 2015 e o golpe de 2016 e que as mentes ficaram mais 'estreitas'.

 

Em entrevista ao Canal do Conde, o economista lembra ainda o quão o Brasil foi respeitado no exterior na época dos governos Lula e que ele, enquanto brasileiro e diretor da instituição, circulava nos corredores do Fundo Monetário com prestígio de um representante das maiores economias do mundo.

 

Nogueira Batista ainda relata sua estupefação ao testemunhar como o governo atual se mostra totalmente desconectado da realidade econômica e social do país. Segundo o economista, é um despropósito torcer para um governo com estes traços "dar certo", uma vez que ele nega os problemas reais do país, como as altas taxas de desemprego e a estagnação da economia ou quer colocar a sua solução na dependência ilusória da aprovação pelo Congresso da reforma da Previdência.

 

O ex diretor do FMI ainda comenta a história recente do país. Fala de Delfim Neto, dos erros e acertos que caracterizaram a longeva carreira do ministro da ditadura (mais erros que acertos) e do legado deixado pelo PSDB na estabilização da moeda, ainda que a um custo muito alto, em razão dos nos descaminhos nos dois mandatos de FHC.

 

Batista relembra sua passagem no FMI e no banco dos Brics, destacando que sua saída do banco se deu no clima de expurgo e perseguição do pós-golpe de 2016. Como Lula, Nogueira Batista sofreu lawfare, prática cada vez mais comum nas disputas políticas e comerciais mundo afora.

 

Ele faz questão de mencionar a perseguição recebida pelo ex-presidente Lula, dizendo que leu a peça condenatória do Triplex e que se indignou com a precariedade dos argumentos e das supostas provas ali apresentadas.

 

O economista, que também foi colaborador no setor jornalístico do Grupo Globo, conta - ainda relatando seu desligamento do Banco dos Brics - que integrantes do governo Temer, com fortes ligações pessoais com os Estados Unidos, contrariados com sua presença, dedicaram-se até ao monitoramento de seus artigos de opinião em jornais brasileiros, o que, ao cabo, serviu como álibi para sua destituição da vice-presidência da instituição, configurando assim mais um processo de lawfare nos interstícios do golpe de 2016.

 

31 de Maio de 2019

https://www.brasil247.com/pt/247/economia/395262/Paulo-Nogueira-Batista-a-realidade-%C3%A9-mais-forte-que-Paulo-Guedes.htm

 

https://www.alainet.org/es/node/200194
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS