Forçada pelo povo, queda de Parente abre brecha para política menos ruim

01/06/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
pedro_parente.jpg
Foto: Pedro Parente – Brasil 247
-A +A

A demissão de Pedro Parente é uma boa notícia em si. Representa a derrota de um executivo que havia se tornado um dos pilares da política econômica desastrosa instaurada no país após o golpe contra Dilma Rousseff.

 

Outro pilar, Henrique Meirelles, já caiu fora, com a desculpa de que pretende candidatar-se (sic) a presidente da Republica.

 

Parente saiu para preservar uma carreira como executivo de confiança do mercado financeiro. Essa foi sua opção. 

 

Salvou o prestígio como executivo de um discurso só -- corajoso do ponto de vista de seus padrinhos, ruinoso para a maioria população -- que nunca demonstrou receio de sacrificar o bem-estar de brasileiros e brasileiras para defender os interesses que representava.

 

Foi assim em todas as medidas que tomou a frente da Petrobras, desde os leilões a preço de banana do pre-sal ao esvaziamento de investimentos que colocariam a empresa como uma das grandes petroleiras do planeta, comprometida com o desenvolvimento do pais. Sua insistência na defesa da política de preços era parte do mesmo projeto. Foi interrompida por uma greve de caminhoneiros que, mesmo causando transtornos nas grandes cidades brasileiras, recebeu apoio de 87% da população.

 

A saída de Parente sinaliza que pode haver alguma mudança a caminho -- o que pode ser um bom sinal.

 

Principal acionista da empresa, o governo tem força imensa nas decisões do Conselho da Petrobras, que tem a palavra final sobre qualquer mudança de vulto na empresa. A questão é saber quem será seu substituto e quais mudanças podem ocorrer a partir daí.

 

Entre especialistas e executivos familiarizados com a empresa, críticos duros da gestão de Parente, a demissão do presidente fez nascer a esperança de alguma mudança para menos prejudicial para a população.

 

Mas, em se tratando do governo Temer, é necessário aguardar. 

 

 

- Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA

 

https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/356974/For%C3%A7ada-pelo-povo-queda-de-Parente-abre-brecha-para-pol%C3%ADtica-menos-ruim.htm

 

https://www.alainet.org/es/node/193243
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS