Por que destroem a Unasul?

25/04/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
dilma_rousseff_e_ernesto_samper.jpg
Dilma Rousseff e Ernesto Samper, Secretário-Geral da Unasul, em 2015
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
-A +A

Na última semana, os governos do Brasil, da Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Paraguai, todos da nova onda de inspiração conservadora na América do Sul, resolveram bombardear a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

 

No caso brasileiro, o objetivo é praticar mais livremente a diplomacia submissa que governantes que chegaram pelo golpe parlamentar ao poder, praticam desde o momento em que pisaram no Itamaraty. 

 

Preservado o reconhecimento justo à competência e dedicação aos interesses do Brasil, de quadros de carreira da instituição, o chanceler atual age exatamente no sentido contrário à diplomacia com autonomia - como Chico Buarque referiu-se certa vez, esbraveja com a Bolívia, enquanto fala fino a linguagem que agrada a Washington.

 

O que Temer e o chanceler agressivo com nossos vizinhos de continente operam é a destruição de um instrumento de integração regional histórico, com grande contribuição já prestada ao continente e muito por fazer.

 

O primeiro aspecto a ser relembrado, é que a Unasul, construída após longo processo de diálogo regional, diferente de outros blocos que iniciaram sua agenda por interesses econômicos, foi firmada a partir da orientação política de fortalecer o sentido de uma cidadania regional no continente.

 

Entre seus objetivos primordiais, encontra-se desenvolver uma cooperação voltada a construir relações solidárias para o desenvolvimento comum de seus integrantes, superando assimetrias econômicas e sociais, e fortalecendo soluções democráticas, sustentáveis e soberanas a serem tomadas como parte da adesão das nações ao pacto regional.

 

A formação da Unasul partiu do reconhecimento de que o conjunto dos estados nacionais mantém relações econômicas e político-culturais prioritárias em movimentos extracontinentais ao longo da história.

 

Estudos indicam que barreiras geográficas naturais, demandam iniciativas planejadas de superação, estabelecendo conexões terrestres mesmo em regiões como a Cordilheira dos Andes e a Amazônia. Temas como a preservação ambiental, populações fronteiriças, validação da educação, uso racional das riquezas naturais e planejamento do enfrentamento a crimes internacionais, são questões que melhor se desenvolvem com uma integração permanente.

 

A Unasul também é essencial na relação com a economia regional e o Mercosul, sendo bastante claro seu papel, pois todos os países que a compõe, mesmo não participantes do mercado comum, foram considerados por ele como associados e colaboradores.

 

O significado dessa integração é fundamental para o Brasil, mesmo sendo o parceiro econômico mais forte da região. Sem vínculos e liderança regionalmente reconhecida, nosso país ficará mais vulnerável a especulações financeiras e protecionismos que o norte global realiza sobre sua economia - arvorando-se, porém, de uma autoridade (que não deveria ter) que impede que façamos entre nós mesmos, protegendo cada nação e a região.

 

O equilíbrio regional e o planejamento conjunto estão entre as principais ferramentas para superação da miséria extrema no nosso continente. Historicamente marcado pela explicação de suas riquezas, simbolizadas por Eduardo Galeano como veias abertas a irrigar com o sangue de nossos povos originários os padrões de riqueza e consumo dos países ricos, novamente nos vemos submetidos a líderes ilegítimos que entregam a força vital de nossa terra e nossa gente.

 

O fruto mais amargo do enfraquecimento da democracia que nos é muito cara, construída por gente que lutou contra ditaduras e enfrentou ontem o Plano Condor, e não mudou de lado hoje, é o aviltamento das liberdades democráticas e da soberania nacional no Brasil e na região.

 

Para os governos de Macri e outros, acabar com a Unasul é o cumprimento de mais um item na agenda de retrocessos. Se no plano nacional eles abrem o caminho para privatização das riquezas e do patrimônio público, desregulamentando relações de trabalho para assegurar a ampliação de taxas de lucros aos conglomerados financeiros internacionais que lucram com o ajuste fiscal na Argentina e no Brasil, comprometer a integração latino-americana é parte de seu projeto.

 

Já entregaram seus próprios povos à exploração, e agora entregam os povos e as nações mais pobres da região novamente à superexploração norte-americana, ao destruírem os pactos construídos na Unasul.

 

São uns vendilhões. Vão pra história como lacaios.

 

(Em memória de Marco Aurélio Garcia)

 

- Maria do Rosário é deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul

 

24/04/2018

https://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-destroem-a-unasul

 

https://www.alainet.org/es/node/192489
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS