Honduras nos manda um importante aviso

05/12/2017
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
temer.jpg
-A +A

Em Julho de 2012 escrevi num blog sobre o golpe de estado sofrido por Fernando Lugo do Paraguai. Alertava que países sulamericanos, principalmente os que tinham governos progressistas, como a Venezuela, Bolívia, Argentina, Equador e Brasil deveriam, não só dizer não a usurpação como de alguma forma ajudar a derrotar o golpe, por todos os meios possíveis e com todas as forças que possuíssem, pois, o que estava acontecendo com os paraguaios poderia acontecer nesses países.

 

Não sei se os governos citados fizeram a leitura certa e agiram de modo apropriado. Sei que disseram não. Tomaram providências? Tomaram. Foi o suficiente? Evidentemente que não. Os golpistas de lá estão até hoje no poder.

 

Agora, dos países citados, pelo menos um, com certeza, não fez leitura correta dos acontecimentos, o Brasil. Talvez porque não tenha levado a sério o balão de ensaio do golpismo. Talvez por ingenuidade. Ou por soberba. Sei que não tomou as medidas necessárias para matar o golpe no nascedouro. Tanto que levamos uma rasteira parlamentar canalha no meio da fuça.

 

Falhou o serviço de inteligência da presidenta? Falharam seus assessores? Será que nem se reuniram para debater os eventos da nação vizinha? Era evidente, afirmei isso em 2013, que eles queriam o Brasil. Potência regional. Vejam bem, até a embaixadora americana, Liliana Ayalde, que preparou o golpe no paraguaio foi transferida para o Brasil. Existe dica maior do que estava por acontecer? E nem um gabinete de crise o governo Dilma criou. Por que?

 

Lembram-se, naquela época diziam que por essas bandas seria impossível ter um golpe. Simplesmente, diziam, porque a democracia é um sistema altamente consolidado e o PT não é um partidinho qualquer, aliás, é o maior partido da América latina e o Brasil é uma potência. O Partido dos Trabalhadores tem uma militância aguerrida. Os lideres são combativos. O congresso apoia a Dilma etc. .etc.. etc... Então, podemos ficar sossegado, jamais teríamos um golpe de estado no país novamente.

 

2017. Faz um ano e meio que canalhas usurparam o poder, derrubaram o governo de Dilma Rousseff. Condenaram as principais lideranças. Lula está solto porque é o Lula. Exterminaram com as conquistas sociais, com a educação, com os direitos trabalhistas, com a saúde, entregaram as riquezas minerais, destruíram as indústrias, estão de olho na previdência e jogaram no lixo a dignidade de milhões de brasileiros. Retrocedemos 90 anos.

 

A esquerda brasileira levou uma surra. E continua a apanhar. A população dominada não consegue reagir por si só.

 

Agora vamos falar um pouco sobre Honduras. De lá vem um aviso muito importante pra quem aposta todas as fichas nas eleições de 2018.

 

Em 2009, Zelaya, então presidente hondurenho, foi deposto por um golpe e se refugiou na embaixada brasileira. O impasse diplomático foi resolvido e o golpe consumado. Pois bem, a semana passada o pais teve eleições e o candidato da oposição, do mesmo grupo de Manuel Zelaya, liderava o pleito. No entanto, por algum motivo, houve uma queda do sistema eleitoral, durou 24 horas, então a apuração teve que ser realizada manualmente através das atas, que não estavam assinadas, segundo afirma a oposição. E logo depois aparece o candidato Juan Hernández, da situação, na liderança. Os protestos ganharam força. O candidato opositor Nasralla afirmou que houve fraude. E não reconhece o resultado. Impasse criado. Exército na rua, toque de recolher, estado de exceção. E vão que vão.

 

Pergunto: povo hondurenho, vocês acreditavam mesmo que os golpistas iriam entregar o poder apenas, volto a repetir em letras maiúsculas, APENAS 9 anos depois do golpe?

 

E os brasileiros acham que os golpistas daqui irão entregar o poder apenas 2 anos depois do golpe?

 

- Edison Brito é ativista do Movimento Nacional pela Anulação do Impeachment, militante do PT, profissional da Navegação Aérea na Infraero

 

5 de Dezembro de 2017

https://www.brasil247.com/pt/colunistas/geral/330565/Honduras-nos-manda-um-importante-aviso.htm

https://www.alainet.org/es/node/189675

Del mismo autor

Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS