Brasil corre o risco de voltar a fazer parte do mapa da fome

22/09/2017
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Em 2014, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil deixou de fazer parte do mapa da fome mundial, o que significa que deixamos de estar entre os países com mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que o recomendável. No entanto, um relatório da sociedade civil aponta ameaças que podem recolocar o país novamente na situação de fome.

 

A publicação chamada Relatório “Luz da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” foi elaborada de forma coletiva por um grupo de trabalho envolvendo quarenta entidades da sociedade civil para avaliar os objetivos do desenvolvimento sustentável no âmbito da ONU. Entre os motivos apontados no documento como ameaças para aumento da fome está a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, que limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação por vinte anos, impactando o crescimento real do gasto social até 2036.

 

Somam-se a isso, as alterações na legislação trabalhista que implicaram em perda de direitos, a elevação do desemprego, o corte de beneficiários do Bolsa Família e a redução dos programas de segurança alimentar e de fomento a agricultura familiar.

 

As entidades da sociedade civil apontam recomendações para a retomada do desenvolvimento social, as quais destacam-se investir em um desenvolvimento econômico que garanta inclusão social e geração de emprego; praticar progressividade tributária; revisar a Emenda Constitucional 55 que congela os investimentos sociais por vinte anos sob pena de graves retrocessos nos resultados já conquistados; prosseguir na recuperação do valor real do salário mínimo; fortalecer o Programa Bolsa Família; e implementar uma política agrária que viabilize o acesso à terra para os pequenos agricultores sem terra e suas inserções no mercado de alimentos e na economia sustentável.

 

Acesse o relatório completo aqui.

 

22/09/2017

https://fpabramo.org.br/2017/09/22/brasil-corre-o-risco-de-voltar-fazer-parte-do-mapa-da-fome/

 

https://www.alainet.org/es/node/188218
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS