O Papel da Agricultura nas Relações Internacionais e a Construção do Conceito de Agronegócio

29/09/2015
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Introdução: A Criação do Conceito de Agronegócio

 

Tanto historicamente quanto na atualidade, a agricultura tem exercido papel central nas relações internacionais. Principalmente a partir do período posterior à Segunda Guerra Mundial, verifica-se um processo de expansão do comércio agrícola mundial impulsionado pelos Estados Unidos, que é acompanhado pela aceleração da industrialização da agricultura e pela disseminação internacional do sistema de produção denominado agronegócio.

 

O termo agronegócio (agribusiness) teve origem na School of Business Administration da Universidade de Harvard, com a publicação do livro A Concept of Agribusiness, de John Davis e Ray Goldberg em 1957. A publicação traz como premissa central a ideia de que o campo estaria passando por grandes transformações a partir de uma “revolução tecnológica”, tendo como base o “progresso” científico utilizado na agricultura. Sob essa perspectiva, seria necessário formular políticas públicas de apoio à grande exploração agrícola diante do aumento dos custos de produção, transporte, processamento e distribuição de alimentos e fibras.

 

* Artigo recebido em 23 de setembro de 2014 e aprovado para publicação em 22 de julho de 2015.

 

- Maria Luisa Mendonça, Pós-doutora pela Capes no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: marialuisam222 @gmail.com.

https://www.alainet.org/es/node/172693
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS