Com conselhos Frei Betto provoca a militância de esquerda

25/07/2015
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
Foto: Leandro Taques frei betto   leandro taques
-A +A

Frei Betto esteve na tarde dessa sexta-feira (24), em Irati para a 14ª Jornada de Agroecologia. O militante e escritor falou por cerca de uma hora para as mais de quatro mil pessoas que estavam no local. Frei Betto usou como base um texto de sua autoria intitulado de 10 Conselhos para os Militantes de Esquerda.

 

Abaixo seguem os conselhos dados por Frei Betto aos militantes da Jornada.

 

1- Mantenha viva a indignação: Criamos vícios de direita, perdemos o entusiasmo de ser criativos na luta. Mantenhamos viva a indignação: um militante não pode nunca perder seu senso crítico. Muitas vezes, por interesses pessoais, não se critica o outro. Aprendi em dois anos no Palácio do Planalto. Será que estamos perdendo o poder de crítica o poder não redime ninguém, o poder revela. Me lembro de uma vez ter ouvido um ditado que nunca mais esqueci: “Se queres saber quem é Juanito, dê-lhe um carguito”. Será que estamos repetindo nos nossos Movimentos o sistema burguês, de lideranças burras, que fazem críticas pelas costas? A crítica é importante para rever os passos da caminhada.

 

2 – A cabeça pensa aonde os pés pisam: Não dá para ser de esquerda sem “sujar” os sapatos lá onde o povo vive, luta, sofre, alegra-se e celebra suas crenças e vitórias. Teoria sem prática é fazer o jogo da direita.. Os Nossos políticos se descolaram da base, se há um problema com os partidos de esquerda no brasil, é esse: A maior vergonha para um partido é ter eleitores e não ter militantes. Não se pode deixar de caminhar nas bases populares, mesmo que se vire presidente do país. É mantendo o vinculo com movimentos sociais que encontramos o gás que nos alimenta nessa luta.

 

3 – Não se envergonhe de acreditar no socialismo: Sempre me questionaram o seguinte: Você que é frade se mete em política? Eu como cristão, sou discípulo de um preso político, Jesus foi preso, torturado e condenado por dois pesos dos Estado, assim como Vladimir Herzog. Não podemos confundir os princípios com as experiências negativas, o modelo stalinista de socialismo fracassou, mas não o socialismo. A humanidade não tem futuro fora da partilha dos bens da terra. Todo mundo está de acordo que o Brasil precisa fazer ajustes fiscais, mas esses ajustes não podem ficar só no colo do trabalhador e da elite.

 

4 – Seja crítico sem perder a autocrítica: Seja crítico, sem perder a autocrítica. Temos facilidade a digerir críticas ao governo. Como ninguém é juiz de si mesmo, é preciso que outro fale aonde estamos vacilando.

Foto: Leandro Taques

 

5 – Saiba a diferença entre militante e “militonto”: Como ninguém e juiz de si mesmo, é preciso que o outro fale de mim. É preciso que saibamos a diferença entre militante e militonto. Cada um de nós devemos saber onde está nossa trincheira. Entramos na luta por alguma porta. Vivemos numa sociedade burguesa, com a cabeça feita pela grande mídia. Exemplo disso é por que o brasileiro come tanto alimento envenenado, cheio de agrotóxico de elementos cancerígenos? A nossa mídia enfia na cabeça da população que é bom.

 

6 – Seja rigoroso na ética da militância: Certa vez ouvi de Fidel, “Frei Betto: Um revolucionário pode perder tudo, menos a moral. O patrimônio ético do militante é o que ele tem de mais importante”. A direita não posa de ética, mas nós, a esquerda, sim. Por isso, quando pisamos na bola, a cobrança é tão pesada. O verdadeiro militante é um servidor, disposto a dar a própria vida para que outros tenham vida. Não se sente humilhado por não estar no poder, ou orgulhoso ao estar. Ele não se confunde com a função que ocupa.

 

 

7 – Alimente-se na tradição da esquerda: Ande sempre com um livro ainda que você tenha certeza de que não tenha tempo de abri-lo. Precisamos debater a atual esquerda para não cometermos hoje os mesmos erros do passado.

 

8 – Prefira o risco de errar com os pobres a ter a pretensão de acertar sem eles: Os pobres agem por princípio de necessidade, a elite age por interesse. É importante que saibamos que não existe pessoa mais culta que a outra, existem culturas distintas e socialmente complementares. O nosso povo é culto, só não sabe que é.

 

9. Defenda sempre o oprimido, ainda que aparentemente ele não tenha razão: Quando criticam as ocupações do MST, dizendo que são agressivas ou coisa parecida, sempre respondo lembrando a quem perguntou que agressivo é o colonialismo, a escravatura, a política para os imigrantes. O exagero que o pequeno faz não é nada diante das enormes atrocidades organizadas pelos grandes para dominar o mundo.

 

10 – Faca da espiritualidade um antídoto contra a alienação: Não falo de fé. A espiritualidade pode ser religiosa ou não, é importante que cultivemos a nossa subjetividade. Todos da militância precisam ter uma espiritualidade que pode ou não ter conotação religiosa. Falamos como militantes e vivemos como burgueses, acomodados ou na cômoda posição de juízes de quem luta. Os dons da vida são um mistério, a vida é toda centrada na experiência do amor, e o amor é um mistério. Não importa se a pessoa é ateu ou à toa, tem que ser revolucionário. E sem tem uma coisa da qual nós podermos ter certeza é a de que o amor é revolucionário.

 

24 de julho de 2015

http://www.jornadaagroecologia.com.br/?p=3103

 

https://www.alainet.org/es/node/171325
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS