Réquiem para a Europa

14/07/2015
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Depois de vibrarmos com a vitória de Alexis Tsipras no referendo do dia 5 de julho, na pátria da democracia (Platão) e da política (Aristóteles), vem o  contraponto europeu (no passado subjugado pelas invasões dos hunos e de tantos povos bárbaros que ajudaram a moldar sua  cultura – daí saíram os colonialismos dos dominadores).

 

"Insanidade", assim chamou Paul Krugman no New York Times às novas exigências dos ministros europeus à Grécia. "Um dos mais brutais retrocessos na história da União Europeia," para o conservador Wall Street Journal. Lembram as exigências crescentes de Hitler à Checoslováquia, antes de invadi-la, ou as de Mussolini à Abissínia. Faz pensar na fábula do cordeiro e o lobo de La Fontaine, com a razão absurda do mais forte. O ministro das  finanças alemão, Wolgang Schäuble, preso a uma cadeira de rodas, faz pensar em Hjalmar Schacht, seu homólogo do começo do nazismo. Rígido mentalmente como seu corpo.

 

Não esqueçamos que a Alemanha invadiu e destruiu a Grécia. Não adianta dizer que foi o Terceiro Reich; é o mesmo país que dobrara a França em 1871 e em 1940. Vergonha para a Europa, vassala novamente na Alemanha. Vergonha para um Hollande liliputiano e seu PS, indignos do grande Jaurès. 

 

E agora vem este ultimato. Em 1956, na guerra de Suez, os EUA pararam Guy Mollet (também socialista!), Eden e Israel na aventura contra o Egito. Que farão agora EUA, Rússia e China para deter esse massacre econômico e político? E a ONU, ficará imobilizada como a Sociedade das Nações nos anos 30? O mundo - nós - teria que se mobilizar!!!!.

 

http://cartamaior.com.br/?/Coluna/Requiem-para-a-Europa/33981

https://www.alainet.org/es/node/171095

Clasificado en

Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS