Começa a III Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas

26/03/2007
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A
Os povos indígenas do Abya Ialá esperaram a saída do sol em Iximche (a 90 km. da cidade de Guatemala), enquanto participavam da cerimônia espiritual que iniciava as atividades da III Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas. E, quando o sol marcava a metade do dia se realizou o ato inaugural com a participação de representantes das principais organizações indígenas do continente, a presença do Chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, e representantes de movimentos sociais.

Queremos paz com vida e com dignidade:

Durante o ato inaugural, a indígena kichwa Blanca Chancoso, apresentou os motivos que convocaram a esta cúpula e fez análises para anunciar que os povos indígenas querem a vida. “Queremos paz com vida e com dignidade. Que todos os bens que são da natureza, como a água, a Mãe Terra, tudo o que tem vida, que seja declarada como um bem da humanidade, um bem comum que não pode seguir privatizando e que os governos não podem a nome nossa seguir vendendo porque não damos autorização\".

Chancoso, também se referiu aos processos de exclusão que se vive nos Estados latino-americanos e disse: “não queremos que nos excluem mais.Não queremos que nos neguem os espaços. Vamos estar juntos, porque também contribuímos em todos esses processos. Os estados atuais se querem uma verdadeira democracia, não podem fazê-lo sem nós. Onde há povos indígenas, não podem ser passes uninacionais, mas que se declarem estados plurinacionais”.

Para Blanca Chancoso e outros líderes existe uma dívida histórica e um processo de criminalização contra as demandas indígenas. Com o imperialismo, com o capitalismo, [fizeram o que] quiseram com nossos tesouros, com nossas terras, com nosso ouro, e agora eles nos devem a nós. E agora, puseram o nome da dívida externa e com isto seguem embargando a nossas terras e os povos indígenas. Seguem criminalizando a luta.

Os povos querem mudanças:


Durante o ato inaugural, o Chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, fazendo referência a que vivemos nos tempos do pachacutik, indico que estamos em tempos de mudança. Nossos povos querem mudanças. Nossos povos querem integração e nós os indgenas queremos voltar ao caminho do equilíbrio, não somente entre as pessoas mas queremos voltar ao caminho do equilíbrio entre o homem e a natureza.

Choquehuanca chegou a Iximche acompanhado de uma numerosa delegação de povos indígenas da Bolívia e comento que estamos em um lugar sagrado. Temos todavia nossos lugares sagrados que resistiram mas de 500 anos, os conservamos, o vamos recuperar e vamos fazer respeitar. Finalmente, chamo a todos a fortalecer a unidade continental dos povos indígenas e a construção de uma agenda única.

Fórum Social com rosto indígena e rosto de mulher:

Joel Suarez, membro do Conselho Hemisfrico do Fórum Social Mundial, cumprimento à realização desta III Cúpula e anúncio a realização do próximo Fórum Social das Américas (FSA) na Guatemala com rosto indígena e rosto de mulher. Após comentar que um dos resultados esperados desta cúpula é a conformação de uma Coordenação Continental dos Povos Indígenas, Suarez, convidou os líderes indígenas a constituir-se em parte do Conselho Hemisférico e a organizar a terceira edição do FSA em meados do ao 2008.
https://www.alainet.org/es/node/120242
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS