Fingindo que nada aconteceu na ONU, Trump tenta novo ataque à Venezuela

30/01/2019
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
trump-maduro.jpg
-A +A

Setenta e duas horas depois do revés diplomático no Conselho de Segurança da ONU, quando Russia e China impediram que se aprovasse uma moção de apoio ao "presidente interino" Juan Guaidó, Donald Trump retomou a ofensiva contra Nicolas Maduro pelo método clássico -- a guerra econômica.

O plano é tentar provocar a morte por asfixia da economia venezuelana com ajuda de duas a medidas anunciadas ontem, que vem se somar a uma imensa coleção de atos de manipulação com o câmbio e atos de sabotagem em geral, num processo de anos. Uma das medidas anunciadas é o bloqueio de U$ 7 bilhões em ativos da estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, nos Estados Unidos. A outra é um calote anunciado.

A partir de agora o governo venezuelano não irá mais receber o devido pagamento pelo petróleo importado de seu país e processado em três refinarias -- de propriedade venezuelana -- que operam nos EUA, onde dominam uma fatia importante do mercado local. A decisão é congelar os recursos numa conta especial, que só será movimentada quando o dinheiro puder ser desviado para Guaidó.

Não se trata de uma pequena mudança, mas uma decisão que pode gerar sacrifícios que terão impacto direto sobre a parcela de venezuelanos que se mantém fiel as conquistas do chavismo.

Até agora, as preciosas receitas de exportação e refino de petróleo venezuelano para os Estados Unidos estavam de fora dos bloqueios e sanções que atingem o conjunto da economia do país sul-americano. Representavam um dos últimos vestígios de normalidade nas relações entre os dois países.

Em regra, as pressões e medidas punitivas contra a Venezuela envolviam papéis relativos aos compromissos financeiros, além de altos funcionários do governo, em particular da área econômica, que tiveram até contas pessoais bloqueadas. As bilionárias exportações para EUA, no entanto, estavam de fora.

A explicação para esse tratamento diferenciado era técnica. Várias empresas norte-americanas, e mesmo grandes refinaria, têm um alto grau de dependência de um tipo raro de petróleo produzido pela Venezuela e teriam uma imensa dificuldade para encontrar uma oferta similar no mercado internacional, com prazo de entrega de apenas 3 dias. (A Arábia Saudita, que produz o mesmo petróleo, leva 45 dias para transportá-lo do Oriente Médio para os Estados Unidos).

As medidas recém-anunciadas se explicam por razões políticas. No estágio mais avançado da ofensiva contra Maduro, já não faz sentido para os EUA alimentar um mecanismo que, de uma forma ou de outra, irriga a economia venezuelana com os dólares tão necessários aos país, inclusive para importação de remédios e bens de primeira necessidade, evitando o colapso de um adversário que Washington pretende derrubar de qualquer maneira.

A opção por uma medida extrema de ruptura, quebrando os últimos vasos comunicantes entre Caracas e Washington, confirma a disposição dos EUA de seguir em frente num projeto acima dos valores essenciais ao convívio entre países soberanos, a começar pela auto-determinação dos povos.

Mas também mostra que Washington tem enfrentando dificuldades maiores do que seus aliados eram capazes de calcular até aqui. Num ponto crucial da situação interna da Venezuela, as Forças Armadas continuam unidas no apoio a Maduro e ao chavismo, sem sinais de dissidências importantes à vista.

O Conselho de Segurança da ONU também sinalizou para mudança que não pode ser desprezada.

Ao vetar a resolução anti-Maduro apresentada pelos Estados Unidos, Rússia e China apontaram para uma mudança de vulto -- o fim de uma ordem mundial unilateral, com pólo único, que obedecia, sem levantar a cabeça, ordens recebidas de Washington.

Entre os outros membros permanentes do Conselho de Segurança, que têm poder de mando sobre a instituição, encontra-se a estropiada Thereza May do Brexit, e os coletes amarelos de Emanoel Macron. Sem falar no comandante-em-chefe, assombrado por investigações sem fim, agora marcado pela derrota num conflito memorável pela construção de um Muro da Vergonha contra os povos abaixo do Rio Grande -- universo que inclui mexicanos, guatemaltecos, hondurenhos, panamenhos e muitos outros, inclusive venezuelanos. Este é o horizonte, agora e aqui.

Alguma dúvida?

- Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA

29 de Janeiro de 2019
https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/382050/Fingindo-que-...
 

https://www.alainet.org/en/node/197852
Subscribe to America Latina en Movimiento - RSS