Waldir Maranhão, mão que vinga Eduardo Cunha?

09/05/2016
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
 waldir vinga
-A +A

A oposição está estrilando contra a decisão de Waldir Maranhão, de anular a votação do impeachment, mas tanto em suas hostes como entre as forças do governo existe a forte desconfiança de que o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão, pode ter acertado com Eduardo Cunha a polêmica decisão.   Eles tiveram uma conversa na sexta-feira, dia 6. Na véspera o STF havia afastado o presidente da Câmara do mandato, e por decorrência, do cargo de presidente. Temer, a cúpula do PMDB e o PSDB, capitães do golpe parlamentar, fizeram um eloquente silêncio público, embora em privado tenham externado solidariedade a Cunha, que já havia recebido mas não ainda respondido o recurso do advogdo-geral da União, Eduardo Cardoso.

 

Neste domingo, dia 8, o ex-governador Garotinho fez a postagem em seu blog que pode guardar alguma relação com o que Maranhão decidiu nesta segunda-feira pela manhã, deixando o mundo político em polvorosa.

 

Ontem conversei por telefone com um deputado federal do PR amigo íntimo de Eduardo Cunha.

Ele tinha estado com Cunha minutos antes em sua residência oficial.

Fez algumas afirmações que são de arrepiar os cabelos.

Talvez não seja próprio revelar todas, mas uma, com certeza, já deve ter chegado a Michel Temer.

Eduardo Cunha disse em alto e bom som a seguinte frase: “Se eu for abandonado não vou sozinho para o sacrifício. É bom que alguém diga a Michel (Temer) e a (Romero) Jucá que eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou”.

O amigo de Cunha me revelou que nunca tinha visto Eduardo no estado que o encontrou nessa visita. Cunha estava abatido, ansioso e com espírito de vingança.”

 

Isso postou Garotinho ontem.  Cunha estava raivoso por não ter recebido a solidariedade esperada

 

O que Maranhão anulou hoje foram os atos ocorridos entre 15 de 17 de abril.  Ou sejam, as duas sessões de debate e a de votação do pedido de impeachment pelos deputados. Votação em que o processo foi autorizado por 367 votos. 

 

O Senado está revoltado, falando em ingerência da Câmara nos trabalhos da Casa.  A rigor, Maranhão não está interferindo no Senado mas sua decisão pode suspender a votação de quarta-feira, que pode resultar no afastamento de Dilma da Presidência.  Renan quer manter a sessão mas tanto as forças governistas como as da oposição na Câmara ainda podem chamar o Batman. Recorrer ao Supremo.

 

Se o processo voltar a ser examinado mesmo pela Câmara.  o atual governo, pode pedir a junção do processo de impedimento de Dilma com o pedido de impeachment de Temer.

 

Ai, o caldo vai ferver mais ainda e pode derramar.

 

- Tereza Cruvinel, colunista do 247, é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País

 

9 de Maio de 2016

http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/230923/Waldir-Maranh%C3%A3o-m%C3%A3o-que-vinga-Eduardo-Cunha.htm

 

https://www.alainet.org/en/node/177313

Del mismo autor

Subscribe to America Latina en Movimiento - RSS