Os princípios da Nova Democracia

A chamada Nova Democracia, ou Nova Economia, nasce na Europa e nos Estados Unidos como forma de desenvolver ideias para um governo viável, tendo como foco central o homem.

16/07/2019
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
manos.jpg
-A +A

A chamada Nova Democracia, ou Nova Economia, nasce na Europa e nos Estados Unidos como forma de desenvolver ideias para um governo viável, tendo como foco central o homem.

 

Para entender melhor, eis ai algumas das características dela.

 

Multidisciplinariedade

 

Não haverá o predomínio de uma forma de conhecimento – a economia – sobre as demais. As políticas públicas devem ser desenvolvidas de forma sistêmica, incluindo a política, a economia, as formas de gestão, a organização social etc.

 

Princípios

 

Há algumas ideias-força bastante objetivas, aqui devidamente adaptadas para o Brasil.

 

Redução das desigualdades – deve ser o monte principal, em torno do qual todas as políticas se entrelaçam.

 

Democratização radical – no melhor conceito da horizontalidade das redes sociais, redução de toda forma de poder concentrado:

 

  • Entre o poder e a política – com ampla participação social ocupando espaços, em contraponto à concentração de poder econômico. Inclui a democratização dos partidos políticos, diluindo o poder absoluto das executivas.

 

  • Entre os empregados e a empresa – estimulando formas de co-gestão e de participação dos empregados no capital da empresa.

 

  • Entre o município e a União – trazendo as decisões que afetam diretamente o cidadão para o nível dos municípios.

 

  • Cooperativismo e formas participativas de produção – estimulando organização e aprimoramento dos pequenos produtores. Na realidade, brasileira, entram movimentos sociais que buscam saídas econômicas, como o Movimento dos Sem Terra e os diversos Movimentos dos Sem Teto.

 

  • Políticas sociais estatais e privadas – no caso das estatais, com participação de conselhos de beneficiários e de contribuintes. Recuperação das Conferências Nacionais e dos conselhos de participação popular.

 

  • Empresas públicas – não tratar a privatização e estatização como conceitos ideológicos, mas em cima de dados objetivos: segurança nacional, papel econômico e social.

 

A economia – O ponto central será o combate aos dogmas econômicos que sustentaram esse longo período de concentração de renda. Para tanto, a pedra de toque é o uso dos microdados nos grandes bancos de dados, que têm permitido montar, em bases científicas, diagnósticos precisos sobre modelos de desenvolvimento. Fique atento aos estudos que têm sido divulgados, especialmente no questionamento de dogmas da macroeconomia, como o PIB potencial, a taxa de juros de equilíbrio, as políticas fiscais e monetária, a liberdade total para os capitais. É por aqui que se travará uma das batalhas principais de consolidação da Nova Democracia, porque batendo no centro do poder atual: o tal do mercado.

 

Outros poderes

 

A nova utopia a ser perseguida – ainda que, por enquanto, apenas no campo das ideias – contempla outros pontos que terão que ser modernizados depois do vendaval.

 

Judiciário e Ministério Público – terão que ser discutidos modelos que devolvam esses poderes a seus princípios criadores. Há a necessidade de reformas profundas nas formas de funcionamento de ambos. Esperamos contatar com contribuições dos especialistas para divulgar por aqui.

 

Gestão pública e privada – hoje em dia, há em andamento uma revisão e modernização dos princípios de gestão privada, depois da avalanche dos CEOs genéricos, os especialistas apenas em cortes de custos e de estratégicas de precificaçao das empresas. No caso do setor público, haverá necessidade de uma discussão mais ampla, para definir de maneira clara o papel do gestor público. No caso do gestor privado, as regras de desempenhou são a rentabilidade da empresa, a visão de futuro, a imagem da empresa junto aos consumidores e à comunidade. No caso do gestor público, o principal indicador será o nível de satisfação dos usuários e de efetividade dos serviços. O segundo indicador será o custo do serviço.

 

Modelos de desenvolvimento – na academia, existem estudos preciosos sobre modelos de desenvolvimento regional, juntando as diversas peças existentes na economia, de estímulos fiscais a modelos de negócio com participação do Estado.

 

 

16/07/2019

https://jornalggn.com.br/novademocracia/os-principios-da-nova-democracia-por-luis-nassif/

 

https://www.alainet.org/es/node/201024
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS