A cada dia de governo Bolsonaro, mais cresce imagem de Lula na memória do povo

06/03/2019
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta” (Albert Einstein).

 

***

 

O espantoso aparato militar montado pela República de Curitiba para acompanhar Lula no velório do neto Arthur, mobilizando centenas de agentes fortemente armados e viaturas blindadas, foi a maior demonstração de fraqueza dos seus algozes que chegaram ao poder numa eleição fraudada.

 

Teve um repórter de TV que justificou a operação bélica para “garantir a segurança de Lula”.

 

Como assim? Lula nunca precisou disso quando era presidente da República, por que agora carecia ser cercado por homens de metralhadora em riste num cemitério em que só havia parentes, amigos e apoiadores desarmados?

 

A explicação pode estar nos números das pesquisas: com dois meses de governo, Bolsonaro aparece com menos de 40% de aprovação, enquanto Lula deixou o Palácio do do Planalto, em 2010, depois de oito anos de mandato, com mais de 80% de popularidade.

 

Lula deixou o poder há quase uma década, e continua sendo o presidente mais admirado da História do Brasil, não só nas pesquisas, mas nas manifestações de carinho e de solidariedade nas redes sociais, em contraste com os ataques que sofreu dos cachorros loucos do boçalnarismo no momento mais sofrido de sua vida.

 

Nada pode existir de pior na vida de um homem do que a perda de um filho ou neto, como falou o próprio Lula, inconformado com a inversão do ciclo natural da vida, que o abateu com a morte de Arthur, de sete anos.

 

Sem entregar os pontos, como imaginavam seus inimigos, altivo, de cabeça erguida, Lula se reencontrou com seu povo depois de quase um ano de prisão no desterro de Curitiba.

 

Queriam impedi-lo até de acenar para as pessoas, agradecendo as palavras de apoio que ouvia, mas ele desobedeceu as ordens e encarou os meganhas antes de entrar no carro depois da cerimonia de cremação.

 

Não bastou condenar Lula sem provas e trancafiá-lo numa cela solitária para não poder disputar a eleição em que era franco favorito. Precisam humilhá-lo até o fim.

 

Tinha razão Einstein: a estupidez humana não tem mesmo limites, como vimos na reação dos boçalnarianos liderados pelos filhos do capitão que enlamearam de ódio as redes sociais.

 

Como escrevi antes da eleição, o que se jogava nas urnas de outubro era a disputa entre civilização e barbárie _ e a barbárie venceu.

 

A cada dia de governo Jair Bolsonaro, os arautos da nova ordem sabem que mais cresce a imagem positiva de Lula na memória do povo, e isso eles não perdoam.

 

Impedido pela Justiça até de dar entrevistas, o ex-presidente sempre dá um jeito de se comunicar com seu povo, atento ao que está acontecendo do lado de fora, sofrendo junto, pregando a resistência.

 

Este trágico Carnaval de 2019, de Brumadinho à Toca do Urubu, será lembrado pelas demonstrações de repúdio nas ruas e avenidas ao capitão Bolsonaro, e das homenagens a Lula nas escolas de samba e nos blocos, mostrando gratidão a quem governou para o povo mais oprimido e tirou milhões de brasileiros da miséria, para a qual já estão voltando.

 

Isso ninguém pode tirar de Lula. O motivo é simples: basta perguntar em que época o povo vivia melhor, com mais esperança no futuro.

 

A lua de mel dos impostores com seu exército de fanáticos teve vida curta e, aos poucos, o país vai caindo na real.

 

Depois da Quarta-feira de Cinzas, virá a ressaca dos desmandos e truculências acumulados em apenas 64 dias de baderna institucional, que já coloca em risco o futuro da nossa democracia.

 

Os sentimentos de dor e de alegria, que se embaralharam nestes dias de Carnaval, podem nos levar a uma reflexão profunda sobre a responsabilidade que temos na escolha do nosso destino.

 

Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe, já diziam os antigos foliões.

 

E o ano só vai começar agora, ou melhor, no dia 12 de março, quando as excelências voltarem a Brasília, depois dos seus 10 dias de Carnaval.

 

Vida que segue.

 

5 de março de 2019

https://www.balaiodokotscho.com.br/2019/03/05/a-cada-dia-de-governo-bolsonaro-mais-cresce-imagem-de-lula-na-memoria-do-povo/

 

https://www.alainet.org/es/node/198522
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS