Ninguém vai investigar a denúncia de Carlos Bolsonaro?

30/11/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
personal_de_seguridad.jpg
-A +A

Numa equipe de governo integrada por tantos militares experimentados e um presidente eleito que fez da defesa da ordem a bandeira de campanha, é de espantar que até agora não se tenha tomado nenhuma providência séria para investigar a denúncia de Carlos Bolsonaro, que postou em seu twiter:

 

"A morte de Jair Bolsonaro não interessa somente aos inimigos declarados, mas também aos que estão muito perto. Principalmente após a sua posse! É fácil mapear uma pessoa transparente e voluntariosa. Sempre fiz minha parte exaustivamente. Pensem e entendam todo o enredo diário!". 

 

Você pode achar que uma afirmação dessa natureza é apenas uma manifestação desequilibrada.  

 

Quem sabe um caso de filho descontente com o tratamento dado pelo pai-presidente. Ou, ainda, um maníaco de conspirações familiares. Talvez um ressentido. Vai saber.

 

Até o momento, não vejo razão para acreditar seriamente em outra coisa. Mas isso não importa.

 

O próprio Bolsonaro deu sequência à especulação: "minha morte interessa a muita gente".

 

A experiência ensina que é preciso ir aos fatos.

 

Para um presidente eleito cujos passos iniciais configuram um fiasco  anunciado, já legível nas entrelinhas de vários de seus aliados, a vitimização é sempre uma opção conveniente e bem conhecida.

 

O fantasma de um crime violento sempre ajuda a criar o clima para uma solidariedade milhares vezes maior do que a gerada pela facada de Juiz de Fora.

 

Pode ainda servir de estimulo para ações repressivas em larga escala. Uma nuvem de incertezas e temores é sempre útil para a criação de um ambiente artificial, propício a intervenções policiais de envergadura. 

 

Por isso é preciso saber por que Carlos Bolsonaro disse o que disse. 

 

Ou há motivos concretos para fazer uma afirmação de tamanha gravidade como o assassinato de um presidente.

 

Ou sua afirmação não passa de um alarme irresponsável, que intoxica o espaço público para obscuros acertos de contas.

 

A naturalização de afirmações graves, cujo fundamento se desconhece, é uma forma conhecida de terrorismo psicológico. É uma versão da pós-verdade, da campanha de fake-news. 

 

Por todas essas razões, os 210 milhões de brasileiros têm o direito de saber o que pai e filho disseram e por que. O silêncio, aqui, só beneficia quem ganha manchetes e joga na sombra.  

 

Alguma dúvida?

 

- Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA

 

30 de Novembro de 2018
https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/376455/Ningu%C3%A9m-vai-investigar-a-den%C3%BAncia-de-Carlos-Bolsonaro.htm

 

https://www.alainet.org/es/node/196867
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS