O Comando Sul dos EUA vai controlar a tríplice fronteira a partir de Buenos Aires

10/05/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
edificio.jpg
-A +A

O Comando Sul dos Estados Unidos conseguiu um escritório para gerir o processo do neocolonialismo no hemisfério inferior do continente. O número 250 da avenida Azopado, mais precisamente no edifício Libertador, é a nova central. Uma pesquisa identificaria que o governo Maurício Macri terceirizou parte do Ministério da Defesa exatamente para um país estrangeiro. O modelo de subserviência argentina se supera ao permitir que os EUA utilizem a estrutura estratégica da nação e que tenham informações privilegiadas a partir desta instalação.

 

O acordo segue à margem de qualquer debate no congresso portenho, já que o executivo recorre ao eufemismo de nominalizar como sendo apenas 'tarefas de inteligência'.

 

Desta forma, este acerto na prática permite que os representante do Comando Sul, através dos operativos militares e estratégia controlar a tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. O discurso é o recorrente utilizado na Líbia e Iraque: "impedir a entrada de armas de destruição em massa e combater o terrorismo". A despeito destas razões aparentes, se aclaram serem ferramentas estadunidenses para se apoderar de recursos naturais destes países e se empoderar na geopolítica regional.

 

O paradigma estadunidense é de absorver questões como direitos humanos, terrorismo e tráfico de drogas para de alguma forma construir uma rede de satélites ao redor do mundo. A questão da Síria mostra que o terrorismo em muito é reflexo de apostas e apoios dos americanos do norte. A conclusão plausível é que Israel, EUA e OTAN tentam abrir uma nova rota para o petróleo seguir diretamente para Europa, fugindo do Golfo Pérsico. Dentro deste propósito, financiam alguns grupos terroristas.

 

O objetivo de garantir seus interesses, fez os Estados Unidos implantarem bases militares, e a América Latina não foge desta realidade. A seara principal abrange o tráfico de drogas e proteção da biodiversidade, embora que na prática seja apenas um estratagema econômico coordenado pela política externa. A distribuição destas unidades estão ordenadas da seguinte forma: 12 no Panamá, 9 na Colômbia, 8 no Peru, 3 no México, o mesmo em Honduras e por fim 2 no Paraguai. No mesmo plano que oferecem uma eminente sensação de segurança, passam a ter poder de pressão sobre a receita destas nações. Assim geram dependência, moldam sua política interna, controlam suas forças militares, para enfim atrelar a economia numa relação de troca compensatória aos americanos do norte.

 

Em que pese esta explanação, a questão da tríplice fronteira ainda é mais relevante. Aprofunda o poder estadunidense nas duas principais economias do hemisfério sul. A gestão a partir de Buenos Aires é uma afronta a soberania dos portenhos que já tem seu mar invadido pelos ingleses. Este ato oficializa sua subserviência e leva o Brasil para o mesmo caminho, sentido que em muito foi permitido por administrações apátridas.

 

Os tratados de segurança escondem o paradigma do neocolonialismo. A segurança é para o império, a política é pelo império e a economia de dependência ao capital e conglomerados do império. Estabelecido este modelo, não se faz necessário ocupar diretamente, ao mesmo tempo que o controle sobre a mídia e o judiciário acrescentam uma estrutura de dominação. A busca de armas de destruição na tríplice fronteira na verdade vai encontrar o lítio, o aquífero gurani e uma diversidade enorme de recursos naturais. A conquista destas 'comodities' serve para realimentar o processo de acumulação de capital estadunidense frente a concorrência da China e Rússia.

 

- Túlio Ribeiro é economista, pós-graduado em História Contemporânea, mestre em História social e doutorando em Desenvolvimento Estratégico pela UBV de Caracas. Autor do livro A Política de Estado sobre os recursos do petróleo, o caso venezuelano (2016). Autor participante do livro A Integração da América latina: A História, Economia e Direito (2013)

 

9 de Maio de 2018
https://www.brasil247.com/pt/colunistas/tulioribeiro/354233/O-Comando-Sul-dos-EUA-vai-controlar-a-tr%C3%ADplice-fronteira-a-partir-de-Buenos-Aires.htm

 

https://www.alainet.org/es/node/192778
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS