Lula é Inocente, negar a presunção é revogar a Constituição Federal

21/03/2018
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Declaración
-A +A

A Frente Brasil Popular, reunida em caráter extraordinário, conclama as forças progressistas para denunciarem e resistirem ao processo e tentativa de criminalização do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A prisão de Lula poderá ser decretada a qualquer momento a partir da resposta do TRF4 ( Tribunal Regional Federal da Quarta Região) aos embargos apresentados pela defesa de Lula.

 

Essa ação tem como objetivo atingir não só Lula, mas também todas as organizações progressistas e movimentos sociais como forma de deslegitimar essas organizações.

 

Muito mais do o cerceamento da liberdade do ex-presidente, se for confirmada, sua condenação significa a consumação da ruptura do pacto democrático feito em 1988 com a Constituição Federal.

 

Portanto, os julgamentos se mostraram até aqui como um jogo combinado, com as cartas marcadas como foi proferido na primeira instância e, depois, referendado pelo TRF4. Um julgamento claramente político sob o julgo da opinião pública alimentada pela mídia, sem provas, fundamentado apenas em convicções em um processo maculado que sofre fortes questionamentos no meio jurídico no plano nacional e internacional.

 

É a criminalização de um modo de governar um País que priorizou a distribuição de renda e a soberania nacional e de integração da América Latina.

 

O principal argumento, sabemos bem, para condenar Lula é que ele lidera todas as pesquisas eleitorais para a próxima eleição. Querem derrotar Lula no tapetão.

 

Retirar do povo brasileiro o direito de escolher seu candidato a presidente em eleições livres e impedir sua participação na definição dos rumos do país são condições para impor o programa de retirada de direitos dos trabalhadores, destruição do Estado social, entrega dos nossos recursos naturais e submissão ao imperialismo dos Estados Unidos.

 

A mídia burguesa, em especial a Rede Globo, atua como instrumento de luta ideológica para manipular a sociedade e constranger aqueles que não se alinham aos seus interesses políticos.

 

Durante esses quase dois meses, após a injusta condenação de Lula, a Frente Brasil Popular através de entidades, movimentos, partidos e centrais sindicais acompanha de forma perplexa e vigilante o desenrolar dos recursos do ex-presidente.

 

Somamos as ações em andamento pelo Brasil, em denúncia ao ataque a presunção de inocência com a prisão em segunda instância. Após a condenação os golpistas acumularam uma lista de derrotas - seja no Carnaval ou com o adiamento da Reforma da Previdência, fruto da mobilização social e sindical. Agora, partem para a privatização da Eletrobras como forma de continuar o desmonte do Estado.

 

Por fim, conclamamos a forças democráticas e populares a lutarem até as últimas consequências pela liberdade de Lula nas redes e nas ruas, pois sabemos que o ex-presidente é vítima de perseguição política eleitoral. Só com mobilização ampla poderemos garantir o seu direito de ser candidato e resguardar o pouco que restou de nossa combalida democracia.

 

São Paulo, 21 de Março de 2018.

https://www.alainet.org/es/node/191761
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS