Do Greenpeace ao governo de Tóquio:

Fukushima ainda mais contaminada pela radioatividade.

22/07/2016
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Enquanto o governo do primeiro-ministro Abe comunicou aos moradores de Fukushima que poderiam voltar a Fukushima pois a radioatividade ficara normal, o Greenpeace comunicou o contrário.

 

Tendo sua equipe de cientistas pesquisado as condições da região, o movimento ambientalista publicou um relatório alarmante.

 

Nos rios que passam nas áreas liberadas pelo governo, as amostras colhidas mostraram um nível de contaminação incompatível com a vida humana.

 

Existe agora centenas de vezes mais substâncias radioativas no solo oceânico da costa de Fukushima do que em 2011, antes do desastre nuclear.

 

O nível de materiais perigosos nos rios é 200 vezes maior em comparação com o nível do solo oceânico do Oceano Pacífico. O que “destaca a enormidade e longevidade da contaminação ambiental e os riscos à saúde pública resultante do desastre de Fukushima, ” diz Kashiwagi, diretor do Greenpeace.

 

Quanto às florestas e sistemas de águas subterrâneas da área “limpa” (segundo o governo) “permanecerão fontes perenes de radioatividade durante um futuro imprevisível”, segundo os cientistas da pesquisa.

 

Enquanto o nível de Césio-137 no solo oceânico ao lado da usina de Fukushima era de apenas 0.26 Bq/kg antes do desastre nuclear, o número atual subiu para assustadores 120 Bq/kg.

 

O que demonstra que o Césio será uma ameaça à saúde humana pelas próximas centenas de anos. E que o local atual da usina “permanece uma das maiores ameaças nucleares para a comunidade de Fukushima. “.

 

“As centenas de milhares de água altamente contaminada, o aparente fracasso da parede de gelo erguida para reduzir a contaminação das águas subterrâneas e o perigo sem precedentes causado pelos três núcleos de reatores fundidos- tudo se soma para demonstrar que a crise nuclear está muito longe de ser superada”, diz Ulrich, chefe das campanhas do Greenpeace no Japão.

 

Cabe agora ao governo do primeiro-ministro Abe pelo menos mandar analisar novamente a situação em Fukushima.

 

Antes de expor seus súditos a um destino dos mais sinistros.

 

- Luiz Eça formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo.

 

22 / 07 / 16

http://www.olharomundo.com.br/do-greenpeace-ao-governo-de-toquio-fukushima-ainda-mais-contaminada-pela-radioatividade/

 

https://www.alainet.org/es/node/178992
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS