Cerro corá, 1o de março de 1870: entre a história e o mito

Quem matou o mariscal?

03/07/2015
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

Resumo: Em 1° de março de 1870, Solano López falecia em Cerro Corá, quando do último combate da guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Então, suas tropas mal superavam os quatrocentos combatentes, sobretudo velhos, adolescentes e crianças, famintos e mal armados. Ferido mortalmente por golpes de lança e espada, Solano López internou-se nas matas próximas, morrendo nas margens do arroio Aquidabán-nigüí.. A conclusão da guerra, com a morte suspeita do presidente e mariscal dos exércitos paraguaios, causou desconforto geral, mesmo no campo aliancista, registrado pelos relatos contraditórios apresentados pelo general sul-rio-grandense Correia da Câmara, presente quando do falecimento do mariscal-presidente. Em sentido contrário, ensejou a construção de legendas patrióticas paraguaias sobre aqueles derradeiros sucessos. O artigo abordará os fatos e discutirá o sentido político-ideológico de suas versões.

 

Palavras-chave: Guerra do Paraguai; Combate de Cerro Corá; História; Historiografia; Memória.

 

* Documento completo em PDF

 

O presente artigo é parte de investigação mais abrangente sobre a guerra de 1864-70 na bacia do rio da Prata. Agradecemos a leitura da lingüista Florence Carboni, do PPGL da UFRGS.

 

- Mário Maestri, 65, é doutor pela Université Catholique de Louvain, Bélgica, e professor titular do Programa de Pós-Graduação em História da UFP (Mestrado e doutorado). E-mail: maestri@via-rs.net

https://www.alainet.org/es/node/170878
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS