O gabinete dos amiguinhos de Trump parece forte, mas tem medo

Casas roubadas. Salários roubados. Culturas e países roubados. Tudo imoral. Tudo extremadamente rentável.

14/02/2017
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
el_gabinete_de_trump.jpg
-A +A

Retrocedamos o vídeo e façamos um reconhecimento do que está sucedendo em Washington agora mesmo. Aqueles que já possuem uma porção absolutamente obscena da riqueza do planeta, e cuja parte cresce cada vez mais a cada ano que passa – o último informe a respeito afirma que oito homens possuem a mesma quantidade de riqueza que a metade do mundo –, está determinada a acumular ainda mais. As figuras centrais do recém nomeado gabinete de Donald Trump não são somente mega ricos, são indivíduos que fizeram sua fortuna sabendo que prejudicavam as pessoas mais vulneráveis do planeta, e que causavam dano ao próprio planeta. Parece ser uma espécie de requisito para o cargo.

 

Temos aqui o banqueiro trapaceiro Steve Mnuchin, escolhido por Trump para ser o Secretário do Tesouro, e cuja “máquina de execuções hipotecárias” tirou dezenas de milhares de pessoas de seus lares.

 

Da indústria de despejos à indústria de comida porcaria, de onde saiu o designado por Trump para ser o Secretário do Trabalho, Andrew Puzder. Como diretor executivo da CKE Restaurantes, dona de franquias como a Hardee’s, um império de comida rápida, não lhe bastava pagar aos seus trabalhadores salários miseráveis, que não davam para viver. Várias demandas judiciais acusam sua empresa de roubar salários dos trabalhadores, não pagando as horas extras e outros benefícios.

 

Passando da comida porcaria à ciência porcaria, chegamos ao escolhido por Trump para ser o Secretário de Estado: Rex Tillerson. Primeiro como executivo, e logo como diretor executivo da Exxon, fez com que sua empresa financiasse o maior volume já visto em projetos científicos daninhos ao planeta, com os quais pressionou ferozmente nos bastidores contra as ações internacionais mais significativas contra o caos climático do planeta. Devido a esses esforços, o mundo perdeu dezenas de anos, quando deveríamos estar nos livrando de nossa dependência insana aos combustíveis fósseis, e isso fez com que se acelerasse a crise do clima. Graças a estas nomeações, um número incontável de pessoas está perdendo suas moradias, por causa de tormentas, da elevação dos níveis marítimos, das ondas de calor ou pelas secas. Em última instância, serão milhões os que verão desaparecer sua terra natal sob as ondas. Como de costume, as pessoas sofrem as primeiras e piores consequências são, em sua imensa maioria os mais pobres, de pele negra e morena.

 

Casas roubadas. Salários roubados. Culturas e países roubados. Tudo imoral. Tudo extremadamente rentável.

 

Contudo, a reação popular vinha aumentando, e é precisamente por essa razão que esta quadrilha de diretores executivos andava preocupada com a possibilidade da festa estar a ponto de acabar. Tinham medo. Banqueiros como Mnuchin se lembram do desastre financeiro de 2008 e da forma franca com a que se falou, naquele então, de nacionalizar bancos. Eles foram testemunhas da ascensão do Movimento Occupy, e depois da ressonância alcançada pelo discurso de Bernie Sanders contra os bancos, durante sua campanha de primárias.

 

Chefões do setor de serviços, como Andrew Puzder, estão aterrorizados pelo crescente poder da “luta pelos 15 dólares”, a principal campanha pelo aumento do salário mínimo, que vem conseguindo vitórias em cidades e Estados de todo o país. E se Bernie houvesse vencido aquela acirrada eleição primária democrata, sua campanha bem que poderia ter terminado com sua chegada à Casa Branca. Imaginemos como isso seria assustador para um sector que depende de modo tão essencial dos abusos trabalhistas para manter os preços baixos e os lucros altos.

 

E ninguém tem mais razões que Tillerson para temer os movimentos sociais em ascensão. Devido ao crescente poder do movimento climático global, a Exxon se vê submetida a ataques em todas as frentes. Muitos dos oleodutos que transportam seu petróleo se encontram bloqueados, não só nos Estados Unidos mas em todo o mundo. As campanhas de desinvestimento se alastra como o fogo, o que provoca incerteza nos mercados. No último ano, os diversos enganos da Exxon acabaram sendo investigados pela SEC (a Comissão de Investigação de Bolsas de Valores dos Estados Unidos) e por vários promotores estaduais. A ameaça que a Exxon teme, de que o mundo comece a atuar mais fortemente contra a crise climática, é existencial. As metas de temperatura do Acordo de Paris sobre o clima são totalmente incompatíveis com a atividade de queima de carbono que empresas como a Exxon têm em suas reservas, fonte de sua valorização mercantil. Essa é a razão pela qual os próprios acionistas da petroleira vêm se fazendo perguntas cada vez mais incômodas a respeito de se estavam a ponto de terminar com um monte de ativos sem valor nas mãos.

 

Este é o pano de fundo da ascensão de Trump ao poder: que nossos movimentos começaram a ganhar. Não estou dizendo que foram suficientemente fortes, pois não chegaram a isso. Não estou dizendo que estávamos suficientemente unidos, pois não estávamos. Porém, algo estava sim se movendo a nosso favor, decididamente. Logo, em vez de se arriscar a que houvesse um avanço maior, a quadrilha de viciados em combustíveis fósseis, vendedores de comida de plástico e prestamistas predatórios preferiu se congregar, para tomar o poder e proteger sua mal adquirida riqueza.

 

Sejamos claros: não se trata de uma transição de poder pacífica. Se trata de uma absorção empresarial. Os interesses que eles vêm exigindo há anos dos dois partidos mais importantes, e que agora, cansados do jogo político, decidiram defender eles mesmos. Aparentemente, tudo isso de tratar os políticos como ruis, toda essas aparências, os subornos legalizados, se tornaram um insulto ao direito divino que eles sentem que possuem.

 

Assim, tiram de cena os intermediários e fazem o que todo manda-chuva quer quando quer que algo seja feito exatamente como ele quer: faz ele mesmo. A Exxon, de Secretário de Estado, a . Hardee’s, do Secretário do Trabalho, a General Dynamics, de Secretário de Defesa, estão lá sendo representadas diretamente. Depois de décadas de privatizar o Estado aos pouquinhos, resolveram tomar o governo de uma vez. É a fronteira final do neoliberalismo. Por isso Trump e seus designados riem das inúteis objeções dos que acusam esses personagens de possuir conflitos de interesse.

 

Diante disso, o que podemos fazer? Em primeiro lugar, recordar sempre as debilidades desse grupo, mesmo quando eles exerçam um poder puro e duro. A razão pela qual caíram as suas máscaras, o porque de estarmos sendo testemunhas de um governo de caráter empresarial, não se deve a que essas empresas se sentiram mais poderosas que antes, pelo contrário, é porque chegaram a ter medo.

 

Além disso, a maioria dos norte-americanos não votou em Trump. Cerca de 40% não participou do pleito, ficou em casa, e entre os que votaram a clara maioria o fez a favor de Hillary Clinton. Ele ganhou graças a um sistema Ganhou graças a um sistema manhoso, viciado, tanto que podemos dizer que mesmo nesse sistema ele não ganhou. Foi Clinton que perdeu, junto com o establishment do Partido Democrata. Trump não teve maioria, mesmo com uma abrumadora comoção a seu favor. Ganhou porque Hillary deprimiu suas cifras, pela falta de entusiasmo de sua rival. A cúpula do Partido Democrata pensou que não era importante fazer campanha sobre melhoras tangíveis na vida das pessoas. Não tinham praticamente nada que a oferecer às pessoas cujas vidas foram devastadas pelos ataques do neoliberalismo. Acreditavam que podiam cavalgar sobre o medo a um governo de Trump, e isso não funcionou.

 

A boa notícia disso tudo é a seguinte: tudo isso torna Donald Trump incrivelmente vulnerável. Este sujeito que chegou ao poder contando as mentiras más absurdas e descaradas, mostrando-se como um defensor do trabalhador que finalmente chegaria ao poder, no lugar da influência empresarial de Washington, é a vidraça da vez. Uma parte da sua base eleitoral já mostra arrependimento, e esse grupo tende a crescer.

 

Alguma outra coisa pode nos beneficiar? Esta administração vai colocar todas as cartas na mesa de uma vez. Os informes falam numa projeção de orçamento que causará comoção e terror, baseado num corte de 10 bilhões de dólares em dez anos, passando a serra elétrica em tudo, nos programas contra a violência de gênero, nos incentivos às artes, nas pesquisas sobre energias renováveis, nas unidades de proteção policial de comunidades. Claro que eles pensam que essa estratégia de blitzkrieg vai nos destruir completamente. Mas podem se encontrar com uma surpresa. Pode ser esta a oportunidade de nos unirmos por uma causa em comum. Se serve como indicativo, o volume das manifestações de mulheres mostra que começamos bem.

 

Conformar robustas coalizões num momento de “política de igrejinhas” é um trabalho difícil. É preciso enfrontar histórias dolorosas antes de conseguir progressos. A cultura de financiamento das fundações e as disputas de ego dentro do ativismo tendem criar conflitos entre as pessoas e os movimentos, o que desestimula a colaboração. Porém, as dificuldades não podem dar lugar ao desespero. Citando um dito popular da esquerda francesa: “a hora pede otimismo, deixemos o pessimismo para tempos melhores”.

 

Pessoalmente, não consigo ter muito otimismo. Mas neste momento em que tudo está em jogo, podemos e devemos encontrar nossa mais firme determinação.

 

Tradução: Victor Farinelli

 

13/02/2017

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/O-gabinete-dos-amiguinhos-de-Trump-parece-forte-mas-tem-medo/6/37694

 

https://www.alainet.org/en/node/183503
Subscribe to America Latina en Movimiento - RSS